A Quinta do Barracão, uma unidade de turismo em espaço rural do Nordeste Transmontano, foi premiada na Semana Verde da Galiza, um dos mais importantes certames da Península Ibérica, revelou hoje fonte ligada ao projecto.

A feira internacional “Semana Verde da Galiza” distingue anualmente projectos ligados ao sector agrícola da província espanhola e do Norte de Portugal.

A Quinta do Barracão, situada no Vale da Vilariça, um dos vales mais férteis do país, recebeu este ano o primeiro prémio na categoria de agricultores relevantes em diversificação agrária.

Esta quinta agrícola foi recentemente transformada em unidade de turismo em espaço rural e está vocacionada para acolher públicos diversificados, desde os turistas que buscam o simples repouso em meio rural até àqueles que pretendem realizar actividades de turismo activo e turismo científico-natural.

A unidade dispõe de 17 quartos e está inserida na Região Demarcada do Douro.

Possui um conjunto de infraestruturas relacionadas com a actividade agrícola, como lagar de azeite, ovil para raças Churra/Terrincha, estábulo para burros, aviário ecológico, cercado para porcos em regime livre.

Dispõe também de uma Zona de Caça Turística, locais para pesca e moinho hidráulico.

Esta quinta foi, em tempos, estalagem da Mala-Posta da Estrada Real Lisboa-Bragança e possui um sítio de arte rupestre designado Poço da Moura.

Os responsáveis promovem periodicamente actividades como palestras, no âmbito de uma iniciativa intitulada “Encontros da Vilariça”, que tem previstos até ao final do ano três encontros.

Para o mês de Setembro está agendado um debate sobre cinegética e desenvolvimento local e em Outubro um debate sobre as energias alternativas no contexto do mundo rural.

O último encontro é em Dezembro para fazer um balanço e perspectivas da rota do azeite.